Arquivos

Como abrir uma conta corrente no exterior e quais as vantagens

Ter conta fora do país já foi algo bastante restrito. Afinal, os bancos tradicionais são marcados pela sua extensa burocracia até para abrir uma conta aqui mesmo no Brasil. Por outro lado, uma conta digital internacional é um caminho muito mais simples, seguro e eficiente para ter uma conta corrente no exterior e aproveitar todas as facilidades disso.

Continue lendo! Vamos explicar como conseguir sua conta digital no exterior de forma simples e quais as outras opções para você comparar. Boa leitura.

Como abrir conta fora do Brasil

Em geral, abrir uma conta fora do país não é tão complicado se você estiver in loco. Como a maioria dos países da Europa e da América do Norte organizam sua economia de maneira diferente, há muitas ofertas de instituições financeiras com mais ou menos requisitos para abrir uma conta.

Então, o caminho ideal neste caso é pesquisar por bancos no país desejado que aceitem abrir conta corrente para estrangeiros, apresentar os documentos exigidos e pronto.

Abrindo sua conta no exterior on-line

Caso você ainda esteja no Brasil e queira chegar ao seu destino já com uma conta corrente aberta e, se possível, com alguma reserva em dólar, por exemplo, é possível fazer a abertura on-line.

Você pode abrir uma conta digital internacional, que é a opção mais simples, uma vez que bancos digitais são menos burocráticos por natureza, ou pode analisar outras opções que abordaremos a seguir.

– Bancos internacionais com agência no Brasil

Alguns bancos internacionais têm agências aqui no Brasil, o que pode ser uma opção para você abrir sua conta no exterior. O Santander é um grande banco espanhol que tem várias agências por aqui, e é bem fácil encontrar uma delas para abrir sua conta no exterior.

O Millenium BCP é um banco português, mas, diferentemente do Santander, tem agências apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Porém, se seu objetivo é ir para os Estados Unidos, as opções são outras.

– Bancos no Brasil com opção de conta internacional

Assim como bancos internacionais têm agências filiais por aqui, as instituições brasileiras também marcam presença no exterior. O Banco do Brasil tem um representante que é parte do seu conglomerado. Atua em vários países da Europa e também nos EUA. Disponibiliza a conta BB Remessa para quem quer operar no exterior.

O Bradesco também oferece algo semelhante, assim como a Caixa Econômica Federal e o Itaú. Vale ressaltar que essas opções continuam sendo extremamente burocráticas. Por isso, a opção de conta digital internacional é a mais simples, com abertura 100% on-line pelo seu celular.

Vantagens e desvantagens

São muitas as vantagens de ter uma conta digital internacional. Por exemplo, você pode aproveitar sua viagem sem se preocupar com câmbio e taxas abusivas. Além disso, a diversificação é uma ótima forma de proteger seu patrimônio, já que uma conta em dólar sofre menos com as instabilidades econômicas do nosso país.

A desvantagem que podemos destacar é que, se sua conta foi aberta em uma agência física fora do país, a comunicação poderá ser complicada. Mas, se abrir com a Nomad, isso não será problema. Afinal, nosso time está aqui para sanar todas as suas dúvidas.

Como fica o Imposto de Renda?

A tributação não é muito diferente do que acontece com suas contas nacionais. Desse modo, basta declarar essas contas no seu Imposto de Renda, independentemente das movimentações feitas.

Basta colocar, na fila de Bens e Direitos, “Depósito bancário em conta corrente no exterior”, adicionando detalhes como:

  • país onde está sediada a conta;
  • saldo do último 31 de dezembro do ano contabilizado na declaração;
  • dados da conta internacional para verificação.

Se o patrimônio internacional exceder 100 mil dólares, será preciso fazer uma Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) no Banco Central. Então, estará tudo em dia com a Receita.

Conclusão

Abrir uma conta digital internacional é mais fácil e menos burocrático do que abrir uma conta corrente em qualquer agência física aqui do país. Isso, é claro, se você optar por quem é referência no assunto. Portanto, a dica do nosso portal é que pesquise soluções que ofereçam conta americana, totalmente regularizada, para que você possa operar seus ativos fora do país.