Arquivos

Treino em casa: o uso de suplementação vale a pena?

Desde a pandemia, muitas pessoas optaram por treinar em casa, como forma de economizar na academia, por falta de tempo, ou até mesmo por mais comodidade. Mas como tomar creatina abrindo mão dos equipamentos de treino mais pesados e ainda ter resultados positivos? O uso de suplementos em casa é indicado para quem faz treinos menos intensos no dia a dia?

Antes de tudo, é importante reforçar que o consumo de suplementos alimentares deve ser feito somente sob recomendação de um nutricionista. Além disso, o suplemento serve para potencializar os resultados das atividades físicas, por isso é fundamental que seu uso seja feito de forma adequada com os gastos energéticos de cada pessoa.

Tipos de treino para realizar em casa

Os motivos que levam alguém a treinar em casa são muitos. Tem quem não se adapte facilmente à rotina de academias, com revezamento de equipamentos ou sem um instrutor exclusivo. Porém, treinar em casa ou até mesmo ao ar livre, como parques e praças, não significa ter menor nível de desempenho e benefícios para o corpo.

Treinos funcionais

A categoria de treino funcional é indicada para quem quer ter uma melhora em aspectos como postura, perda de peso, disposição e fortalecimento muscular. Utilizando movimentos adaptados do dia a dia, o treino funcional pode beneficiar tanto quem busca apenas melhorar a qualidade de vida, como quem busca iniciar treinos mais complexos.

Calistenia

A calistenia é uma modalidade de treino que não depende obrigatoriamente do uso de equipamentos na sua prática, onde o peso do próprio corpo é o principal instrumento. As séries podem ser adaptadas com pesos, especialmente para quem tem como objetivo a hipertrofia, estimulando em maior escala o desenvolvimento dos músculos.

Suplementação alimentar: quando e como usar treinando em casa

Os suplementos alimentares são substâncias introduzidas na alimentação de cada pessoa, conforme indicação nutricional. Um dos principais objetivos do uso de suplementos é otimizar o desempenho físico, acelerando o ganho de massa muscular, reduzindo os efeitos da fadiga no corpo e equilibrando o consumo de nutrientes pelo corpo conforme a necessidade de cada biotipo.

 

Para quem treina em casa, o uso de suplementos exige ainda mais acompanhamento, já que a intensidade dos treinos nem sempre é igual aos feitos em academias. Sendo assim, uma rotina mais leve de estímulos físicos requer menor quantidade de suplementos, e, dependendo da dieta seguida, é possível até mesmo abrir mão da suplementação.

Cafeína

A cafeína é um suplemento muito utilizado na rotina de pré-treino pelos mais diferentes tipos de pessoas. Seu objetivo é fornecer mais energia ao corpo, favorecendo o desempenho em repetições de exercícios ou reduzindo a sensação de cansaço em dias de treinos mais pesados.

Creatina

Por outro lado, a creatina tem a função de aumentar a força, o ritmo e a resistência. É um dos suplementos mais utilizados por quem treina para hipertrofia, mas seu uso não deve ser contínuo. Em casa, esse suplemento é recomendado apenas para quem mantém uma rotina de treinos intensos e na quantidade recomendada por um profissional.

Whey Protein

A ingestão de proteínas é fundamental para o bom funcionamento de qualquer tipo de organismo humano. No caso do Whey Protein como suplemento, sua função é ajudar na regeneração muscular, no crescimento saudável dos músculos e na manutenção das fibras celulares. O consumo é feito após o treino, em combinação com alimentos de baixo teor de gordura.

É importante destacar que com ou sem o consumo de suplementos alimentares, a prática de qualquer treino deve estar associada a uma alimentação saudável. Suplementos e outras substâncias podem ajudar a alcançar os resultados esperados, mas os hábitos saudáveis garantem que a sua evolução aconteça de forma adequada e sem riscos para a saúde.

Gostou do artigo? Então não deixe de acompanhar o nosso portal!