Arquivos

Tipos de aquecedores para manter a casa quentinha

Para os acostumados com o calor intenso de algumas partes do Brasil, a chegada do inverno pode significar um período desconfortável. Dependendo da região, as temperaturas baixas fazem com que as atividades cotidianas tornem-se mais desagradáveis.

No entanto, a escolha correta e a aquisição de ar-condicionado e aquecedores conseguem tornar essa estação do ano mais agradável e aconchegante. O mercado nacional, felizmente, possui várias opções para todos os perfis, locais e orçamentos. Alguns, inclusive, têm a possibilidade de reaproveitamento no verão. Confira a lista abaixo:

 Aquecedor Halógeno

O aquecedor halógeno atua através de resistências incandescentes, localizadas atrás das grades metálicas. É ideal para ambientes pequenos e pode ser desligado quando o ambiente já estiver aquecido.

Embora apresente o baixo custo como vantagem, tem como ponto negativo o fato de não ser adequado para locais úmidos. Além disso, o funcionamento do aparelho pode deixar sua estrutura quente, o que requer cuidados com objetos e pessoas próximas.

 Aquecedor Cerâmico

Este modelo funciona por meio de uma resistência elétrica que aquece uma placa de cerâmica quando ligado. Ainda que considerado um pouco barulhento, este aquecedor tem como principais vantagens a portabilidade, a rápida capacidade de aquecimento, o fato de não ressecar o ar e a economia gerada ao final do mês.

 Aquecedor a óleo

Indicado para ambientes maiores, os aquecedores a óleo requerem um investimento maior do que os modelos elétricos, além de necessitarem de mais tempo para funcionar. No entanto, a manutenção da umidade do ar, a eficiência e o baixo consumo de eletricidade deixam o modelo atrativo.

Aquecedor a gás

Visto como um modelo tradicional, os aquecedores a gás são indicados para locais grandes. Por utilizarem gás natural ou de cozinha, este último com a possibilidade de utilização também no formato de botijão, são desaconselhados para apartamentos.

Outros requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que se planeje saídas de exaustão ou de ventilação do ambiente durante sua instalação, por medida de segurança.

Termoventiladores

Da mesma família dos aquecedores elétricos, o termoventilador funciona de forma semelhante a um ventilador. A diferença são as resistências acopladas às suas hélices, que, durante a rotação, esquentam e dissipam o calor pelo ar. Esse eletrodoméstico permite a regulagem da temperatura e é perfeito para espaços amplos.

Climatizadores de ar

Os climatizadores de ar são indicados para todas as estações do ano devido aos seus três módulos de funcionamento: resfriar, aquecer e umidificar o ar. Para tanto, é necessário manter o reservatório de água em seu interior sempre carregado. É um modelo portátil e de fácil manutenção.

Ar-condicionado split

Os ares-condicionados tipo split podem ser usados também no inverno, pois possuem também a função de elevar as temperaturas do ambiente, com capacidade máxima de 26°C. Outras vantagens desse aparelho são sua característica silenciosa e sua segurança, uma vez que não apresenta riscos de queimaduras para seus usuários.

O split é utilizado em espaços com tamanho máximo de 30m². Porém, se a casa ou apartamento não tiver infraestrutura e tubulações nas paredes para o utensílio, um profissional é indispensável para a sua instalação.

É válido lembrar ainda que esse modelo deve ter sua unidade externa acoplada em varandas e janelas. Portanto, em condomínios e prédios, é importante verificar se essas alterações são permitidas na fachada.

 Lareira elétrica

A lareira elétrica é praticamente um aquecedor elétrico com uma interface 3D que reproduz chamas falsas, dando um ar romântico e rústico ao ambiente. É uma excelente opção para aqueles que desejam ter uma lareira em casa, mas não podem ou querem reformar a casa.

Gostou das dicas do nosso blog? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!