A análise termográfica ou inspeção termográfica, como também é chamada, é classificada como ensaios não destrutivos que visa garantir que todos os componentes elétricos que compõem uma planta elétrica fabril estejam em conformidade com as normas relacionadas a ensaios não destrutivos, análise termográfica, inspeção termográfica e termografia.
Basicamente, todos os locais que utilizam energia em grande quantidade (como as indústrias) precisam manter certos cuidados para a prevenção de acidentes em relação à energia.
Além de oferecer aos seus clientes e colaboradores total segurança ao ambiente, algumas medidas de prevenção e proteção podem evitar acidentes que acabariam com a estrutura do local, como incêndios e explosões.
Uma dessas medidas é a análise termográfica. Ter esse laudo faz parte de uma avaliação preventiva de toda a estrutura elétrica do local. De maneira concisa, podemos dizer que esse procedimento consiste na detecção e diagnóstico de altas temperaturas nos equipamentos elétricos.
Envolve equipamentos especializados que transformam as temperaturas em imagens térmicas, por meio da radiação infravermelha. Com isso, é possível identificar possíveis falhas nas instalações de modo a resolvê-las antes que algum acidente aconteça.
Confira como o processo de termografia funciona, qual a sua importância e como conseguir um laudo de análise termográfica!
O que são laudos termográficos
Termografia é uma técnica que visa mapear uma região por meio da temperatura dos componentes internos com o intento de detectar conexões deficientes, cargas desequilibradas, isolamento deteriorado ou outros problemas potenciais em qualquer componente elétrico energizado.
Essa análise é feita em todos os componentes elétricos que compõem uma planta elétrica fabril, como: subestações, painéis elétricos, motores elétricos, transformadores de alta e média tensão, disjuntores de alta, média e baixa tensão.
É realizada a partir de uma inspeção visual e inspeção térmica qualitativa com uso de um termovisor (equipamento que detecta a radiação térmica que atinge o detector), de modo a verificar as não conformidades dos componentes elétricos e apontá-las por meio de termogramas ou fotos térmicas em relatório técnico personalizado.
Nesse relatório, o laudo termográfico conta com as fotos reais do equipamento e as fotos térmicas com os valores de temperatura obtidos na análise termográfica. Após esse procedimento e laudo, os profissionais se unem com os clientes e criam um plano de ação para medidas corretivas – conforme o que foi encontrado durante a análise.
Por que é importante contar com os laudos termográficos?
Tudo que envolve energia conta com alguns riscos. Seja de incêndios, falhas ou até mesmo pausa nas produções industriais por problemas nas subestações. A cabine primária de média tensão e sistemas elétricos de alta tensão, precisam ser avaliados periodicamente.
É de extrema importância realizar a termografia para evitar paradas não programadas para manutenções emergenciais – que podem ocasionar prejuízo, decorrente de horas improdutivas – além de acidentes que coloquem a vida das pessoas em risco.
Assim como a maioria dos equipamentos, existem problemas nos componentes elétricos que são imperceptíveis a olho nu que caso não sejam corrigidos, uma hora ou outra, se tornam problemas maiores e comprometem o trabalho que está sendo realizado por meio delas.
Como fazer uma análise termográfica?
A principais vantagens de realizar análises termográficas é a redução de manutenções corretivas, gastos com manutenções diversas, evita gastos desnecessários com o consumo de energia e evita uma série de acidentes de alto risco.
Por ser um serviço tão importante que envolve a capacidade produtiva de uma empresa e a segurança de seus clientes e colaboradores, é preciso contar com uma empresa especializada para obter o laudo de análise termográfica.
São empresas que têm anos de experiência nessas análises que contam com os equipamentos necessários e profissionais que saibam de fato analisar e sugerir os reparos necessários após a emissão do laudo.
As análises termográficas devem ser feitas com um inspetor que tenha seu número de certificado identificado – o qual comprova seu conhecimento e formação na área.
Busque por empresas qualificadas, comprometidas com a entrega de atividades de qualidade e seguros. Prefira as organizações que sejam referência em termografia e laudos termográficos na sua região.
Que tenham profissionais habilitados e altamente capacitados para executar a análise termográfica / inspeção termográfica qualitativa nos mais diversos tipos de equipamentos, componentes e processos industriais, além de utilizar máquinas modernas que proporcionem resultados precisos.
Deixe uma resposta