Arquivos

Moda e identidade: como usar o estilo pessoal para contar sua história?

A moda vai além do setor mercadológico. Com diversas estampas e estilos, ela se transforma em autocuidado e expressão para muitas pessoas.

Ao longo dos anos, as pessoas descobriram diferentes formas de se expressar. Algumas fazem isso por meio do seu cabelo, sua personalidade, suas atitudes, enquanto outras fazem isso com seu estilo, utilizando roupas e calçados que refletem suas personalidades e trazem conforto.

Atualmente, com as mídias sociais, uma cultura de autocuidado e bem-estar tem sido criada, com o intuito de que as pessoas tratem esse assunto como prioridade, a fim de preservar sua saúde mental, tanto quanto a física. Uma dessas formas de autocuidado é se sentir bem em seu próprio corpo e nas roupas que você veste, que, muito mais do que estética, refletem a história e personalidade de cada pessoa.

O mercado da moda está atento a isso, diversificando suas peças, promovendo a inclusão de todas as pessoas, corpos, identidades e estilos. Seja por um tênis feminino, uma camisa ou um vestido, você é livre para se expressar da forma que sentir que seja mais você. Confira como escolher peças para seu próprio estilo, que reflitam quem você é.

Não tenha medo de errar

A maioria das situações da vida é baseada em tentativa e erro, afinal, é errando que se aprende um jeito de não fazer algo. Com a moda não é diferente, por isso, não tenha medo de errar e testar diferentes peças e estilos. Use e abuse de diferentes peças e cores nesse processo.

Quando estamos tentando encontrar nosso estilo, às vezes nos inspiramos em outras pessoas, seja família, amigos ou influenciadores, mas podemos descobrir que aquele estilo não combina conosco. Seja pelo caimento no corpo, pela cor destoante do tom de pele ou outro motivo, está tudo bem descobrir que um estilo não combina com você.

Aproveite variações de peças

Quem nunca amou uma peça, mas quando foi fazer um look com ela, achou que ficou horrível? Acontece com a maioria das pessoas e nosso primeiro instinto é desfazer da peça. No entanto, às vezes você só precisa de uma variação dela.

Experimente utilizar essa peça em outra cor, outro tom da mesma cor, outra estampa ou até mudar as outras peças do look. Para fazer uma combinação perfeita, sempre escolha uma peça central e faça a combinação a partir dessa peça. Além de ser mais focado, você terá um look mais clean e harmonioso.

Inspire-se em pessoas parecidas com você

Por vezes, devido a um padrão da sociedade, nos inspiramos em pessoas completamente diferentes de nós. Porém, com as mídias sociais e o aumento de representatividade nas telinhas, temos uma variedade de corpos, personalidades e estilos para inspiração.

Procure seguir e se inspirar em estilos de pessoas parecidas com você. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar peças que combinam com você, com seu corpo e seu tom de pele. Mas atenção! Cuidado para não copiar o estilo da outra pessoa e esse estilo não ter nada a ver com você. Se inspire, mas sem se anular.

Não tenha medo de pechinchar

Nos últimos anos, o preço de diversos produtos aumentou, e com a moda não é diferente. Por isso, um desconto é sempre bem-vindo. Não tenha medo de pechinchar, afinal, o não você já tem. Você pode procurar também brechós, bazares beneficentes e outlets. A economia pode ser enorme e você encontra roupas de qualidade.

Não esqueça de checar como se sente

Por vezes, achamos uma peça maravilhosa, mas que não nos traz conforto e escolhemos mesmo assim. O mais importante em mostrar sua identidade e aumentar sua autoestima com a moda é se sentir confortável. Por vezes, há uma peça tão bonita que vai te fazer se sentir confortável e elevar sua autoestima como pessoa.

Gostou das dicas do nosso portal? Aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário!