Arquivos

Implante dentário e seus benefícios

Conheça o implante dentário e seus benefícios

Implante dentário benefícios

A falta de um dente pode ser causada por diversas razões, como a ação bacteriana ou um trauma na região, sendo motivo de grande desconforto para muitos pacientes. Por isso, o uso de um implante dentário pode ser uma ótima solução para a recuperação da autoconfiança e do bem-estar.

Como a boca é uma área de muito destaque, esse tipo de problema bucal costuma causar impactos nas relações sociais e na qualidade de vida das pessoas. Ele pode fazer com que o paciente sinta vergonha de conversar, sorrir em público e até provocar a reclusão social.

Por esse motivo, fazer a reposição dentária pode ser tão importante para a manutenção da saúde mental quanto é para a saúde física do paciente. 

Mas, antes, é preciso compreender como exatamente esse procedimento funciona e para quem ele é recomendado.

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um procedimento cirúrgico que visa fixar uma estrutura de titânio no osso abaixo da linha da gengiva, para servir de raiz a um dente de porcelana ou de resina de modo a ocupar o espaço vazio na arcada dentária.

Essa técnica pode substituir um único dente, um pequeno grupo ou até mesmo todos os dentes da boca. 

O procedimento é feito com um cirurgião dentista que vai anestesiar o paciente e fazer uma pequena incisão na gengiva para ter acesso ao osso onde o dente será colocado.

Existem vários tipos de implantes, mas os mais comuns são: 

  • Unitário simples; 
  • Duplo;
  • Prótese overdenture; 
  • Zigomático.
  1. Implante Unitário

Esse é o tipo mais básico de procedimento que envolve a colocação do pino unitário no local onde o dente foi perdido. É mais recomendado para os pacientes que perderam poucos dentes e de forma intercalada.

  1. Implante Duplo

Esse tipo de técnica é utilizada quando o paciente tem três ou mais dentes faltando, de forma sequencial. 

Neste caso, um pino é colocado em cada extremidade da falha, que irá sustentar uma coroa que faz uma ponte cobrindo os dentes do meio.

  1. Implante Zigomático

Quando já se passou muito tempo desde a perda completa dos dentes, o paciente costuma desenvolver a perda de massa óssea que antes sustentava a arcada dentária. 

Neste caso, o dentista irá fixar os pinos de titânio nos ossos faciais que não se alteram com o tempo.

Assim, são colocados quatro pinos no osso zigomático, que irão sustentar o implante dos dentes superiores. 

Uma vantagem dessa modalidade de cirurgia é que como o osso utilizado é mais denso e a aplicação da prótese já pode ser feita logo em seguida da cirurgia.

  1. Overdenture

O modelo de prótese overdenture pode ser entendido como um tipo de dentadura fixa e nele são aplicados de 2 a 6 implantes para o encaixe de uma estrutura protética integral.

Sua principal vantagem é que o modelo também pode ser encaixado, havendo a facilidade para fixação e remoção para limpeza quando necessário.

Em todos os casos, a recuperação da cirurgia costuma ser bastante simples e indolor. 

Apesar disso, é preciso repouso por um ou dois dias e o paciente deverá dormir com a cabeça elevada, evitar exercícios físicos e adaptar a alimentação até que o processo de cicatrização esteja concluído.

Benefícios da prótese fixa

Conheça o implante dentário e seus benefícios

Além de melhorar a estética e ajudar com a autoestima, a prótese dentária fixa é mais vantajosa justamente por proporcionar mais estabilidade do que as dentaduras comuns. 

Isso evita a ocorrência de feridas e diminui a probabilidade dos dentes se soltarem ou caírem durante a fala, bem como o risco de inflamações, perda de massa óssea ou acúmulo de bactérias entre a estrutura e o tecido bucal.

Inclusive, o implante pode ser um grande aliado para os pacientes que precisam realizar o tratamento ortodôntico, por meio do uso do aparelho dentario

Afinal, como não é possível movimentar o dente implantado, ele é capaz de puxar os demais para o local desejado, servindo como um guia para o tratamento dos demais dentes.

Essa técnica é também mais confortável durante a mastigação, facilita o processo de deglutição e até realiza melhorias na dicção. Ao contrário da dentadura, esse método de reposição dentário não corre o risco de ficar largo e, se bem cuidado, dura a vida toda.

Quem pode fazer o implante dentário e desfrutar dos seus benefícios?

Muitas pessoas acreditam que o tratamento de implante dentário é exclusivo para a terceira idade, mas essa crença está incorreta. O implante pode ser feito pelo paciente que sofra com a falta de dentes e tenha mais de 18 anos.

Os pacientes mais jovens que possuem um implante podem até mesmo fazer o uso do aparelho ortodôntico, para corrigir o posicionamento dos dentes naturais e ainda podem realizar diversos tipos de tratamentos estéticos odontológicos, conforme desejado e necessário, com os devidos cuidados com a peça implantada.

A estrutura óssea também tem de estar firme e, por isso, é necessário a realização de exames radiológicos e tomográficos para garantir a integridade. Desta forma, os pacientes que utilizam medicamentos, como os bisfosfonatos, não são aptos para esse tratamento.

Com o aumento do interesse pela melhora da aparência dos dentes e do sorriso, a popularidade de procedimentos embelezadores, como o clareamento dental, tem chamado a atenção de todos pacientes, inclusive os que já têm o implante.

Para esses casos, é preciso ressaltar que o tratamento branqueador dos dentes não altera a cor da coroa postiça, demandando atenção à peça.

Apesar disso, o procedimento cosmético pode ser feito em todos os outros dentes , inclusive, para harmonizar a cor e o aspecto, dando mais harmonia ao sorriso.

Por fim, as pessoas que já usaram o aparelho movel podem fazer o implante normalmente após o fim do tratamento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Leia também:
Dicas para se tornar um fotógrafo profissional.
Hábitos saudáveis para viver mais.