Arquivos

Por que é recomendado dormir sem roupas íntimas?

Para ter uma boa noite de sono, o conforto precisa ser a palavra-chave. Tanto para as roupas de cama quanto para o que você vai vestir nessa hora. O que muita gente não sabe é que, além de confortável, dispensar as peças íntimas para dormir é um hábito saudável e recomendado por vários especialistas.

Nunca tinha pensado nisso ou acha meio estranho? Pois saiba que deixar as partes íntimas respirarem por um tempo pode ser muito benéfico, principalmente para as mulheres. O ideal, inclusive, é que essa área sempre consiga arejar, pois a vulva precisa de um pouco de ar para se autorregular.

Se você não pode dormir completamente sem roupa (ou não se sente confortável para tal), considere vestir um pijama soltinho e deixar a calcinha de lado algumas noites por semana. No mínimo, opte por uma calcinha bem folgada e de tecido poroso, como o algodão. Pra que fazer isso? A seguir vamos te dar alguns motivos.

Previne infecções por fungos e bactérias

A flora vaginal produz uma série de fungos, que são saudáveis e necessários para a sua saúde. No entanto, esses micro-organismos podem crescer além da conta, principalmente se a região está abafada. É por isso que, além de dormir sem calcinha, o recomendado é nunca usar peças muito justas ou apertadas.

Esse excesso de fungos pode causar infecções, como a candidíase, que tem sintomas muito incômodos, como ardência e coceira. Algumas bactérias, que não gostam de oxigênio, também podem surgir se a região íntima não respirar.

O tratamento para esses problemas, inclusive, costuma conter a recomendação de dormir sem calcinha por uns dias, enquanto durar o tratamento. Ao surgir os primeiros incômodos, considere simplesmente deixar a vulva e a vagina tomarem ar durante a noite.

Algumas mulheres ficam receosas pois acreditam que pode não ser saudável dormir sem as peças íntimas por conta da higiene e do contato que a vagina vai ter com as roupas de cama, por exemplo. A verdade é que, desde que essas peças sejam trocadas regularmente, não há problema, nossos pêlos nos protegem.

Especialistas lembram que é uma boa ideia tomar um banho pouco antes de dormir, especialmente se você passou o dia fora e de calcinha. A vulva só precisa ser lavada com água, mas, para quem prefere, sabonetes com ph neutro também podem ser utilizados.

Melhora a qualidade do sono

Essa é outra vantagem importante: dormir sem peças íntimas e até mesmo sem roupas pode te ajudar a dormir melhor. Não só pelo conforto, mas também porque ajuda o corpo a reduzir a sua temperatura, processo que melhora a qualidade do sono durante toda a noite (e há quem diga que ajuda até a perder calorias).

Se o clima estiver quente, o conforto térmico de dormir sem roupas ou, pelo menos, sem uma calcinha te abafando, é muito bem-vindo. Se estiver frio, é só se cobrir, afinal o contato do corpo nu com a coberta também é uma delícia.

Melhora sua vida sexual

Mulheres que não têm vergonha de dormir sem calcinha também tendem a ter menos vergonha de se tocar e conhecer seu próprio órgão sexual, o que quase sempre garante mais orgasmos, tanto sozinha quanto acompanhada. Conhecer sua região íntima, inclusive, é fundamental para saber identificar quando há algo errado.

Além disso, aquelas que dormem normalmente com o parceiro ou parceira relatam que a falta da peça íntima pode acabar funcionando como um elemento de desejo, aumentando a frequência — e a qualidade — das relações sexuais. Se os dois dormem sem roupa íntima, principalmente.

Gostou de mais um dos artigos do nosso blog? Então não deixe de divulgar em suas redes sociais!