Arquivos

Dicas para tirar mofo de cortina

Se existe algo que incomoda e que pode gerar diversas doenças é o mofo causado pela umidade do ambiente, por isso, entender como tirar cheiro de mofo pode trazer diversos benefícios para o seu dia a dia.

Comum em toda casa, evitar o mofo é impossível, não importa quão cuidadoso você é com a limpeza e manutenção da sua casa, já que se tiver um cômodo com acesso a luz do sol e úmido, você tem o habitat ideal para esse fungo.

Por isso, essa situação é tão comum em cortinas. Mas o que realmente incomoda é a persistência desse fungo nocivo, não importa quanto você tenta tirar cheiro de mofo essa tarefa demanda tempo e dedicação.

Assim, se você se encontra nessa situação e quer tirar o cheiro de mofo, não deixe de ler o conteúdo a seguir. Vamos lá!

Quer tirar cheiro de mofo, tente primeiro aspirar

Antes de tentar qualquer tipo de dica, o primeiro passo é aspirar o tecido. Assim, é possível tirar algumas das partículas da cortina, mas lembre-se de em seguida jogar o saco fora do aspirador para não se contaminar com os esporos.

Mas se você achar que o tecido está muito manchado, uma das dicas para tirar  cheiro de mofo é pular a aspiração e já começar a escovar as cortinas com uma esponja ou escova com cerdas duras.

Lembre-se de seguir esses passos em um ambiente aberto, já que ao respirar os esporos de mofo é possível que vários problemas de saúde venham à tona. Por isso, evite!

Qual o tipo de lavagem para cada cortina?

Tirar cheiro de mofo é essencial, principalmente porque esse fungo pode causar diversas alergias respiratórias, como rinites, asmas, sinusites e, até doenças mais graves como a pneumonia fúngica.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Esse fungo pode ser persistente, por isso, muitas pessoas desistem de tirar o cheiro de mofo, porém evite tomar essa decisão.

A seguir, listamos alguns métodos que prometem te ajudar a tirar o mofo das suas cortinas. Confira a seguir como fazer isso, dependendo do tipo de tecido que você usa para tapar a sua janela.

Cortina Blackout

https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/811530/cortina_blackout_ilhos_2_60x2_50_1463_1_587fb6c60c634ae2fb48c629381741e9.jpg

Para quem gosta de dormir no escuro e não ser acordado pela luz do sol, a cortina com blackout de pvc é ideal, mas será que esse tipo de tecido é mais fácil de limpar? Depende, principalmente, da quantidade de fungo que existe.

Geralmente feita de poliéster ou até mesmo PVC, esse tipo de cortina deve ser limpa com um pano úmido com sabão ou detergente inicialmente, mas depois siga esse passo a passo:

1.       Misture 250ml de vinagre branco com uma colher de bicarbonato e espere que a substância comece a borbulhar

2.      Com uma escova para lavar roupa, esfregue a sua cortina para tirar cheiro de mofo

3.      Ao final, use uma esponja para tirar o excesso dessa mistura e repita esse processo até se ver livre esse fungo

Tecido

Se existe um tipo de cortina mais tradicional é a de tecido, seja para o quarto ou para a cozinha da sua casa. Como esse é um material que acumula muita sujeira, o ideal é lavá-la a cada 15 dias.

Mas caso essa dica não tenha te ajudado, nós separamos um passo a passo para você seguir e conseguir tirar o cheiro de mofo da sua casa. Veja as três etapas e já experimente.

1.       Usando um balde misture um pouco de vinagre branco com bicarbonato de sódio

2.      Depois de misturar esses produtos, mergulhe completamente o tecido da cortina na substância e deixe agir por 30 minutos

3.      Assim que tiver passado o tempo, esfregue os tecido na mão ou com uma escova para tirar o mofo e depois deixe secar em um espaço ensolarado

De banheiro

Por estar constantemente em contato com a umidade, as cortinas de banheiro são as mais impactadas pelo mofo, mas do mesmo jeito que ela é suscetível também pode ser o modelo mais fácil para tirar essas manchas escuras.

Plastificada, esse modelo de cortina costuma ser descartável, mas se você quiser aproveitá-la por mais tempo, que tal seguir algumas dicas? Veja mais detalhes nos tópicos abaixo.

1.       Ao contrário dos outros tipos de tecidos, com a cortina de banheiro você deve usar o alvejante e deixá-lo agir por 15 minutos

2.      Você também pode recorrer ao bicarbonato de sódio para tirar o cheiro de mofo. Assim, depois de esfregar, deixe de molho por até 30 minutos

3.      Independente de qual dica você for usar, depois limpe a cortina com uma esponja com detergente e enxágue

Se nada funcionar compre produtos específicos

Agora, se nenhuma das dicas para tirar cheiro de mofo funcionar, você pode tentar comprar alguns produtos específicos, que prometem tirar essas manchas pretas da sua casa.

Fáceis de serem encontrados, esses produtos seguem a mesma lógica das soluções que listamos anteriormente, ou seja, você deverá aplicar e depois esfregar com uma esponja ou escova.

Assim, depois de limpo é só colocar para secar em um ambiente arejado, aproveitando a luz do sol para tirar o cheiro de mofo.

Conclusão

Neste artigo mencionamos desde os métodos que você pode usar para tirar o mofo até porque é importante não deixar esse cheiro na sua casa, já que podem prejudicar a sua saúde e da sua família.

Se você leu até aqui, será que algumas dessas dicas te ajudaram a tirar o cheiro de mofo? Para nos ajudar a descobrir se esses métodos foram úteis, não deixe de comentar logo abaixo.