Arquivos

7 dicas para fazer uma viagem econômica

Como economizar dinheiro

Muitos deixam de viajar por um simples motivo: dinheiro. E se eu te dissesse que essa história de que é necessário ter muito dinheiro para viajar é uma grande mentira? É sim possível curtir a vida, criar novos momentos e conhecer lugares espetaculares sem gastar muito.

Uma viagem econômica pode necessitar de um pouco mais de esforço, determinação, mas, é possível sim. Todos merecemos descanso em algum momento das nossas vidas e viajar é uma ótima forma de revigorar nossas forças e fazer com que consigamos mais vontade de viver.

Para te ajudar a conquistar novos rumos, trago a vocês dicas para fazer uma viagem econômica e ainda ser a melhor de todas, bora lá?

1- Planejamento por contra própria

Sei que você é capaz de fazer isso e esse é o primeiro ponto na nossa lista de dicas para fazer uma viagem econômica. Muitas pessoas que viajam apostam em agências de turismo especializadas e esse serviço é o que sai mais caro na hora do planejamento das férias.

Mas, o que muitos não devem saber é que você mesmo pode fazer esse planejamento facilmente. Isso vai ocupar uma parte do seu tempo, mas, vai poupar muito dinheiro e te dar opções maiores de hospedagem, transporte e destinos a visitar.

Sem contar que vai evitar pagar altas taxas extras por este serviço. Isso é uma economia inicial considerável, vamos seguir.

2- Para onde vai?

O destino da sua viagem também importa muito na hora de pensar em fazer uma viagem econômica. Existem lugares onde somente o valor da hospedagem deixaria qualquer um tonto apenas lendo o valor.

Existem muitos lugares que reúnem beleza, turismo, diversão e conforto sem precisar gastar horrores. Para encontrá-los basta um tempinho na internet pesquisando até encontrar.

Eu sei que pode parecer um serviço bem trabalhoso, mas, vai valer a pena no final, eu garanto. Para resolver o problema da hospedagem, você pode consultar sites especializados em pesquisa de preço para esse setor, como a Trivago, por exemplo.

3- Para chegar ao destino

O transporte também tem muita importância na hora de planejar uma viagem econômica. Seja de avião, carro ou ônibus, todo o planejamento é necessário para evitar gastos indesejados e inesperados no caminho.

Recomendo começar a pesquisar as passagens até 3 meses antes, assim, poderá dar de cada com promoções e evitar os aumentos súbitos de preços que normalmente atingem essas empresas sem aviso.

Lembre-se de garantir a passagem de ida e volta de uma só vez. Isso vai ajudar a economizar um pouco mais.

4- A alimentação

Alimentar-se é indispensável, por isso, ficar atento ao lugar onde vai comer durante a viagem pode torná-la mais cara ou mais econômica, isso vai depender muito de você. Não é difícil encontrar um restaurante barato em qualquer lugar.

Toda essa pesquisa pode ser feita pela internet, buscando recomendações de pessoas que já estiveram no seu destino ou mesmo conferindo no site ou página do estabelecimento. Você também sempre pode perguntar para algum morador da cidade alguma indicação.

5- Hospedagem é tudo

Saber onde se hospedar é um ponto importante, como dito no tópico 2, existem maneiras de encontrar hospedagem com preços em conta através de sites que trabalham com isso. Mas, será mesmo necessário tudo isso para achar um lugar para ficar?

O que caracteriza uma boa hospedagem? Para começar, não precisa ser um mega hotel com serviços de quarto, piscina, isso e aquilo. Ao meu ver, regalias assim apenas farão você querer ficar o tempo todo no hotel, o desinteressando com a própria viagem, não é mesmo?

Então, qual a melhor escolha? Se aceitar uma dica minha, um lugar que reúne alguns atributos essenciais como conforto, água quente, internet, localização, boa comida e ambiente agradável já é o suficiente para suprir tudo que é necessário.

Afinal, uma viagem é feita para explorar o mundo, não ficar curtindo piscina no hotel. Sem contar que isso vai fazer uma viagem econômica demais.

6- Época de viagem

Como economizar ainda mais na viagem? Simples, vá em época sem movimentos, ou seja, fora da temporada. Tem muito mais vantagens do que investir em viagens de temporada, inclusive, a maior economia.

Sem contar a baixa movimentação, o que torna os destinos turísticos mais limpos e menos poluídos, ideias para viagem mais tranquila e com a sensação de liberdade maior, principalmente em épocas complicadas com a pandemia de 2020/2021.

Nessa época tudo se torna mais barato, hospedagem, passagem, visitação a pontos turísticos, alimentação, etc. Sua viagem não precisa ser cercada de um aglomerado de desconhecidos para ser ótima, a ideia não é só fazer uma viagem econômica, mas ser relaxante.

7- As milhas do cartão

Você usa cartão de crédito? Se sim, já conferiu suas milhagens? Isso pode representar a maior economia na sua viagem, tendo apenas que lidar com a taxa de embarque.

Funciona assim, conforme você usa seu cartão de crédito vai acumulando pontos, esses pontos são milhas que você pode usar para viajar sem custo de passagem aéreas e para qualquer lugar.

Se você não sabia disso, corre em busca disso e confira suas milhas acumuladas, procure se informar e não perder essa chance e, principalmente, para não gastar muito com as passagens tendo esse benefício.

Uma última dica é algo que vai te surpreender, existe um programa de milhagens de postos de gasolina, sendo essa uma mão na roda para quem optar por viajar de carro. Basta procurar e se cadastrar em um desses programas.