O início do outono no Brasil significa que o calor do verão vai embora e começa a se instalar o frio característico do inverno. Além disso, ocorre também outra mudança climática relevante: o tempo chuvoso dá lugar a um clima seco e de baixa umidade.
O resultado dessa mudança pode ser bem prejudicial para quem tem problemas respiratórios. A mudança brusca de temperatura causa um choque térmico no organismo e isso tem repercussões, sobretudo no sistema respiratório. Assim, é necessário se resguardar e procurar formas de preservar o bem-estar de quem apresenta doenças como asma ou sinusite.
Felizmente, o aspirador de pó é um aliado capaz de melhorar e muito a qualidade de vida nas residências. Abaixo, entenda como ele pode ajudar, além de conhecer outros hábitos que são essenciais nesta época do ano.
Procure deixar o ambiente sempre umidificado
A partir do outono, o clima em boa parte do país vai se tornando gradualmente mais seco, e este é um fator que prejudica bastante quem já tem o sistema respiratório comprometido. Assim, a melhor saída para conseguir conforto é procurar os ambientes da casa com o uso de umidificadores de ar, que contam com diversos modelos disponíveis no mercado.
Há ainda opções caseiras para conseguir o mesmo efeito. Colocar toalhas molhadas ou bacias de água nos ambientes são possibilidades válidas. Isso porque a evaporação fará com que os cômodos fiquem umidificados.
A limpeza deve ser constante
O grande segredo dessa época do ano é procurar evitar ao máximo o acúmulo de poeira pela casa. Usar o aspirador de pó para retirar o excesso dos móveis e do chão é fundamental, mas é preciso ter atenção em outros aspectos. Por exemplo, as cortinas devem ser lavadas com frequência. Já no caso das persianas, o melhor é limpá-las utilizando um pano úmido, preferencialmente fazendo isso todos os dias.
Higienize os sofás e os tapetes
Ainda em relação à poeira e ao acúmulo de pó, é preciso ter muita atenção em relação à higienização de estofados e tapetes. No caso da limpeza do sofá, ela deve ser feita a seco, utilizando um aspirador de pó, impedindo assim que a sujeira se espalhe e acumule-se nos cantos. Outro ponto é que o uso do aparelho evita que as partículas do ar fiquem pairando pelo ar.
Já no caso dos tapetes, recomenda-se o uso do aspirador para evitar que a poeira se espalhe. Aproveite para colocar a peça para tomar sol por um tempo.
Favoreça a ventilação dos ambientes
O clima frio faz com que muitas pessoas optem por deixar portas e janelas fechadas com o intuito de impedir que o frio “entre” na casa. No entanto, essa decisão tem uma consequência muito ruim para os moradores da casa: a falta de ventilação e de circulação do ar, que precisa acontecer.
Quem tem problemas respiratórios necessita de que essa circulação e renovação de ar seja constante. A falta dela pode causar crises alérgicas ou doenças graves como bronquite, além de gerar fungos no ambiente — o que também é péssimo para pessoas nessa condição. Portanto, é recomendado sempre deixar as janelas abertas, mesmo a noite, quando a temperatura for mais baixa (mesmo que seja só um pouco).
Troque as roupas de cama
Assim como no caso dos sofás e tapetes, se a roupa de cama não for trocada com frequência, ela também se tornará um problema para quem tem problemas respiratórios. Afinal, a exposição dela no ambiente faz com que se acumule poeira e ácaro, agentes que são pesadelos para quem tem quadros como asma, sinusite e bronquite.
Dessa forma, o ideal é trocar lençóis, fronhas de travesseiros e edredons com uma boa frequência, impedindo assim este acúmulo. Certifique-se de lavar e secar bem todas as peças.
Deixe uma resposta