Arquivos

Melhores conjuntos de mesa e cadeiras para salas amplas

Uma boa mesa traz um toque especial para a decoração de qualquer ambiente, mas — além de embelezar a sala de jantar — é nela que os familiares e os amigos se reúnem para realizar refeições e desfrutar de bons momentos juntos.

Entretanto, há diversos modelos de mesa e cadeiras disponíveis no mercado, com tamanhos e estilos diferentes — o que pode dificultar um pouco a escolha.

Para tomar a melhor decisão é preciso levar em conta algumas questões importantes, como o melhor formato para o ambiente e as medidas do móvel, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para ajudar você a escolher os melhores conjuntos de mesa e cadeiras para a sala de jantar.

Formato de mesa

Há mesas retangulares, redondas e quadradas, por isso, é importante definir qual formato funcionaria melhor no seu cômodo. Assim, vale considerar as dicas de profissionais que são especialistas em compor um ambiente mais charmoso e harmonioso, no entanto, seu gosto pessoal também conta muito.

Mesa quadrada

A mesa quadrada é ideal para ambientes amplos e, diferente da mesa retangular, é uma ótima alternativa para deixar as pessoas mais próximas, mesmo em modelos que possuem seis assentos.

Mesa retangular

Esse modelo de mesa é recomendado para famílias que possuem muitos membros ou que recebem muitos convidados. Ela comporta seis ou mais pessoas e fica melhor alinhada em espaços com o mesmo formato — ou seja, mais estreito e comprido.

Mesa redonda

Os modelos de mesa redonda são mais indicados para espaços menores, porém, nada impede que eles sejam acomodados em uma sala mais ampla. As mesas redondas são versáteis e ficam muito bem em ambientes quadrados.

De todo modo, no momento de escolher o formato da sua mesa, lembre-se de levar em consideração a área de circulação e também os outros móveis que já estão no local. Dessa maneira, você  garante a harmonia com o restante do ambiente e não  atrapalha a circulação.

Número de assentos

Além de estar relacionado às dimensões da sua sala, o tamanho da sua mesa de jantar também deve ser medido de acordo com o número de assentos que ela comporta.

Mesas de 4 a 6 assentos estão disponíveis em todos os modelos, sendo mais fáceis de serem encontradas no mercado, no entanto, também há mesas de 8, 10 e até mesmo 20 lugares.

A grande maioria é vendida em conjunto com as cadeiras. Os conjuntos, além de mais práticos, são bem mais baratos do que os itens comprados separadamente. Entretanto, se ainda assim for de sua preferência, é possível comprar cada peça separada.

Medida da mesa

A medida da mesa é uma questão muito importante devido a variedade de modelos e formatos existentes. Com essas informações em mãos, você garante que a mesa escolhida caberá tranquilamente no espaço disponível da sala.

Portanto, verifique as medidas do tampo, em caso de mesas retangulares e quadradas. Já nos casos de mesas redondas, a medida deverá ser feita pelo diâmetro da mesa.

Além disso, para se certificar de que é possível circular com tranquilidade pelo ambiente, é preciso deixar ao menos 90 cm de distância entre a mesa e os outros itens ou paredes. No entanto, 1 metro seria o espaço ideal.

Cadeiras estofadas

Se você preza por assentos confortáveis, avalie a questão do estofamento. Algumas cadeiras têm somente o assento estofado, enquanto outras são estofadas também no encosto.

Uma dica para mensurar o nível de conforto é prestar atenção na densidade da espuma utilizada. Os estofamentos mais firmes geralmente utilizam espumas de densidade 18 no assento e 12 no encosto. Já as cadeiras mais macias podem usar densidade 28 no assento e 20 no encosto. Além disso, caso você prefira, há estruturas mais rígidas que não possuem estofamento.

Gostou das dicas do nosso blog? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!