O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não é uma doença que afeta apenas crianças e adolescentes. É um problema que muitos adultos enfrentam também.
Pesquisas apontam que cerca de 2,5% a 3,4% da população mundial adulta possui TDAH. Além disso, o transtorno pode passar despercebido desde a infância até a vida adulta.
Caso você esteja com desconfiança de que tem Transtorno de Déficit de Atenção de Hiperatividade, faça um diagnóstico online TDAH. Caso o teste confirme sua suspeita, procure um psiquiatra para confirmar o diagnóstico e passar o tratamento adequado para você ter uma vida plena e funcional.
O mais difícil é que adultos com TDAH frequentemente sofrem concomitantemente de outras doenças psiquiátricas como: Transtorno de uso de substâncias, Transtornos de Ansiedade e Transtornos de Humor.
Por isso, o diagnóstico preciso de um psiquiatra e avaliação sobre a possibilidade de você sofrer com mais de uma doença psiquiátrica é tão importante.
É comum receber o diagnóstico de TDAH apenas na vida adulta. Em alguns casos, os sintomas ficam mais evidentes em situações mais complexas de sua vida, como por exemplo começar uma faculdade ou até mesmo ir morar sozinho.
Como falar sobre TDAH é mais comum atualmente, você pode ter dúvidas sobre ter ou não TDAH. Isso é importante para diagnosticar corretamente o transtorno e tratá-lo.
Quais são os sintomas de TDAH em adultos?
Um adulto com TDAH não apresenta os mesmos sintomas de crianças ou adolescentes. Confira os sintomas mais comuns em adultos com a doença:
- Problemas para organizar tarefas;
- Dificuldade em priorizar atividades;
- Problemas para começar e completar tarefas;
- Problema de memória;
- Procrastinação;
- Pouca organização do tempo;
- Irritabilidade;
- Falta de motivação;
- Impulsividade.
Os sintomas apresentados em um adulto com TDAH podem ocasionar em consequências em sua vida, como:
- Dificuldade em realizar atividades cotidianas como limpar a casa, pagar as contas, ir ao mercado, entre outros;
- Grande variabilidade na produtividade. Apresentar momentos de trabalho excessivo com períodos de procrastinação;
- Perda de prazos e compromissos;
- Dificuldade de desempenho bom no trabalho ou na vida acadêmica, com histórico de abandono de empregos ou cursos;
- Dificuldade em relacionamentos por esquecimentos ou não comparecer aos compromissos;
- Maiores taxas de acidentes de trânsito ou multas por desatenção e impulsividade;
- Maiores taxas de abusos de substâncias ilícitas e também de álcool ou cigarro;
- Sentimentos de inquietação, incapacidade de esperar sua vez para falar ou ser atendido;
- Falar demais ou interromper outras pessoas.
O que fazer se você suspeita que tem TDAH?
Caso o seu teste acima tenha dado probabilidade de você ter TDAH, é importante procurar um psiquiatra para uma avaliação com o especialista. O seu diagnóstico correto vai requerer uma avaliação detalhada de sua vida.
O profissional certo também vai descartar outras possibilidades outras doenças psiquiátricas ou até mesmo problemas físicos, como é o caso de doenças da tireoide. Depois de uma avaliação completa, você terá o tratamento adequado para ter uma vida funcional.
Não descuide caso você tenha desconfiança de ter TDAH. O diagnóstico correto aliado ao tratamento vai fornecer melhor qualidade de vida para você.
Deixe uma resposta