Arquivos

Como cuidar da saúde dos colaboradores no trabalho remoto?

Saúde dos colaboradores no trabalho remoto

Engana-se quem pensa que o trabalhador remoto não tem problemas de saúde, pois esse tipo de pessoa é como todas as outras e sofre das mesmas dores de um trabalhador comum que vai todo dia ao trabalho.

Na pandemia, por exemplo, esses acontecimentos aumentaram ainda mais, pois as pessoas começaram a trabalhar em home office e alguns empresários imaginam que esses trabalhadores estão imunes ao vírus.

Por isso, muitas empresas já se atentaram à saúde dos trabalhadores remotos e visam buscar soluções possíveis para garantir a qualidade de vida de seus funcionários.

Por que cuidar da saúde dos colaboradores que estão trabalhando remotamente?

Existe ainda a dúvida sobre a necessidade de cuidar da saúde dos colaboradores que estão em trabalho remoto, afinal, eles estão na casa deles e isso pode aparentar que estão sempre bem.

Mas não é isso que acontece, já que nas empresas, os colaboradores são instruídos a manter a postura sentados nas cadeiras e, além disso, nas empresas eles têm mais concentração para realizar suas tarefas diárias sem estresse ou fadiga.

Segundo especialistas em saúde no trabalho, o trabalho remoto pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, contudo, dificuldades relacionadas à saúde da mente e à nutrição podem tornar-se graves nesse caso. 

Além disso, doenças crônicas com fatores ligados ao sedentarismo podem ser agravadas também.

Tudo isso gera queda na produtividade e isso não é bom para a empresa, portanto cabe ao empresário auxiliar nos cuidados da saúde de seus colaboradores.

Dicas para cuidar da saúde dos colaboradores em home office

No entanto, o empresário não precisa designar um profissional da saúde para cada trabalhador remoto. Então, vamos falar sobre algumas dicas para cuidar da saúde dos colaboradores que estão em home office.

Crie momentos de interação

Primeiramente, deve-se combater o estresse característico de quem trabalha remotamente, pois essas pessoas lidam com a meta diária exigida pela empresa e o meio em que vivem.

Seja o barulho do ambiente que ela terá que trabalhar, seja a má qualidade de seus móveis, por exemplo. Tudo isso somado ao isolamento que ele está em relação aos seus colegas de trabalho.

Por isso, devemos criar momentos de interação entre os funcionários, como conversas de vídeo em grupo nas pausas combinadas para o café, por exemplo.

Pois, essas conversas desestressam, já que a pessoa sai da rotina de ter que ficar ali digitando sozinha sem ver ninguém durante o dia.

Desenvolva clubes esportivos

Outra possibilidade para cuidar da saúde dos trabalhadores remotos é o desenvolvimento de clubes esportivos, com áreas de lazer e academia.

Se não for possível criar um clube, outra opção seria fazer uma parceria com algum espaço da cidade que dê o acesso aos seus funcionários.

Dessa forma, os colaboradores terão onde praticar esportes como natação, academia, jogos de futebol, entre outros. Tudo isso é comprovado na melhoria da saúde de qualquer pessoa, sobretudo nas que estão acostumadas ao sedentarismo do home office.

Além disso, por estar trabalhando remotamente, o colaborador poderá ir com seu notebook, por exemplo, até o clube para realizar suas tarefas, já que nesses espaços existem locais silenciosos que trazem conforto e aumentam a qualidade de vida dos empregados.

Solicite exames e avaliações médicas

Outro ponto muito importante no cuidado da saúde dos colaboradores é a realização de exames e avaliações médicas.

Todos os anos, nos empregos formais, os trabalhadores são submetidos a exames periódicos que atestam a saúde dos funcionários atualmente.

Em casa não precisa ser diferente e basta que o empregador cobre do funcionário a realização de exames rotineiros e passe pela avaliação de um médico que seja custeado pela empresa, obviamente.

Com os resultados de exames e os laudos médicos, os colaboradores podem atestar toda sua capacidade de trabalhar e, assim, provar que não estão em condições de cumprir suas metas do dia.

E o que é melhor, os colaboradores que sabem que estão saudáveis e tem a comprovação da medicina quanto a isso, tendem a render mais também em suas produções.

Estimule a alimentação saudável

Uma das principais questões relacionadas à saúde é a alimentação. Esse assunto é comprovado por especialistas da área e isso deve ser levado em conta no trabalho também, seja ele presencial, seja ele remoto.

O colaborador precisa se alimentar e, muitas vezes, em home office, para entregar o quanto antes suas metas e ficar livre, esses indivíduos se alimentam mal, quando se lembram de parar o que estão fazendo para comer.

Portanto, o empregador deve estimular a alimentação saudável que começa no momento que o colaborador deverá parar para comer e até a quantidade e qualidade do que ele deverá ingerir.

Vimos até aqui o que deve ser feito para manter o cuidado da saúde de trabalhadores remotos e sabemos que essas atitudes devem ser realizadas, já que dependerá da qualidade de vida dos funcionários a produtividade da empresa.