De forma geral, cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o que comem e com os benefícios da ingestão de cada tipo de alimento. Isso é muito importante, na medida em que nos leva a buscar dietas mais saudáveis e balanceadas, considerando as necessidades individuais.
As frutas vermelhas, por exemplo, são algo que faz muita diferença para quem busca uma dieta rica em nutrientes e vitaminas. Uma das que se destaca pelos benefícios é a framboesa. O melhor é que você pode consumi-la in natura, em vitaminas, chás, geleias ou ainda em um refrescante suco de framboesa e limão.
Se você ficou interessado, saiba que essa fruta, apesar de pequena, traz uma quantidade enorme de vantagens ao ser consumida.
Um pouco mais sobre a framboesa
Essa pequena fruta de gosto adocicado e levemente azeda é originária das regiões do norte e do centro da Europa, bem como parte da Ásia. É característica de lugares com clima mais frio. No Brasil, a framboesa é produzida em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Assim como os morangos, damascos e cerejas, a framboesa integra a família das Rosáceas, sendo um fruto que cresce em um arbusto (o framboeseiro) que tem entre 30 a 50 cm de comprimento. Vale destacar que tanto suas folhas quanto o fruto podem ser utilizados, seja para alimentos ou medicamentos naturais.
Depois de conhecer um pouco mais sobre as características do cultivo e da origem da framboesa, vamos entender quais são as vantagens do uso dessa fruta para a nossa saúde
Pouco calórica, mas rica em fibras
Cada 100 gramas de framboesa, o que corresponde a mais ou menos 20 unidades da fruta, têm apenas 52 calorias. Isso, por si só, já chama atenção de quem busca perder peso. Só que existe um benefício extra: sua riqueza em fibras, as crianças adoram.
Essas fibras ajudam a melhorar a digestão e o trato intestinal, fazendo com que o seu organismo fique muito mais regulado no dia-a-dia. Além disso, por reduzir os níveis de açúcar no sangue, o consumo de framboesa também colabora no controle do apetite de forma mais saudável e não necessariamente medicamentosa.
Rica em antioxidantes
Outro benefício próprio das frutas vermelhas e que também está presente na framboesa é a presença de substâncias que ajudam a retardar o envelhecimento celular: os chamados antioxidantes.
São eles o ácido elágico, os carotenóides, a quercetina e a vitamina C. Tais elementos ajudam no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Pesquisas demonstram sua ação preventiva no aparecimento de doenças como o câncer.
Indicação para gestantes
Uma indicação para as futuras mamães é colocar em sua dieta o consumo de framboesa. O motivo é que essa fruta contém uma quantidade significativa de ácido fólico, nutriente super necessário para o bom desenvolvimento do bebê e uma gravidez mais tranquila.
Controle da diabetes
Existem pesquisas que apontam a framboesa como um alimento muito indicado para pessoas que estão propensas ou já adquiriram doenças como a diabetes. Isso porque a ingestão dessa fruta aumenta a produção de insulina e, consequentemente, reduz a quantidade de açúcar no sangue.
Alívio de cólicas
Para as mulheres que sofrem com as famosas cólicas menstruais, uma boa alternativa é apostar no chá de framboesa. Ele é capaz de reduzir tanto o desconforto habitual causado pelas contrações do útero, quanto pode ajudar a regular o ciclo e reduzir o fluxo menstrual.
Proteção para os olhos
Pela alta quantidade de antioxidantes, a framboesa tem a capacidade de proteger os olhos da chamada degeneração macular, doença mais comum em idosos, mas que pode levar à perda da visão.
Agora que já conferiu este artigo do nosso blog e conheceu os benefícios da framboesa, você não vai querer deixar essa fruta de fora da sua dieta!
Deixe uma resposta