Ansiedade canina: quais são os sintomas?
Os sintomas de ansiedade são muitos e podem surgir a qualquer momento. Quer seja o início da ansiedade de separação ou ansiedade de ruído, ambas são dolorosas para o animal.
Existem várias maneiras de identificar o problema e corrigi-lo quando ele aparecer. Aprenda quais são os sintomas da ansiedade canina e como lidar com eles para ajudar seu cão a lidar melhor com o problema e se livrar dele.
O que é ansiedade de cachorro
A ansiedade é um tipo de estresse que pode ser causado por vários fatores. Por exemplo, falta de liderança, trauma, medos, ausências entre outros. O distúrbio é uma condição médica séria que compromete o bem-estar de um cão, afeta hormônios, neurotransmissores e outros produtos químicos no corpo do animal, causando problemas de saúde ainda mais graves.
No entanto, os sintomas de ansiedade podem ser facilmente identificados, tratados e corrigidos de várias maneiras, dependendo do grau e do tipo de ansiedade. Portanto, é muito importante tratar o animal logo no início do problema para que não piore com o tempo.
Nem todos os cães com transtorno de ansiedade se comportam da mesma forma. Em outras palavras, eles podem apresentar diferentes comportamentos que nem sempre são fáceis de identificar imediatamente. Muitos comportamentos podem até ser mal interpretados.
Por isso, é fundamental que você conheça bem o seu filhote para poder avaliá-lo bem antes de diagnosticar um problema. Os cães podem se comportar de maneira inadequada por vários motivos, o que significa que nem sempre será um sinal de ansiedade. No entanto, muitos desses comportamentos são resultado do medo, da falta de liderança e aprendizado e até do transtorno de ansiedade.
Como identificar os principais sintomas de ansiedade
Como dissemos, os sintomas são muitos e nem sempre um cão apresenta todos eles. Porém, cães ansiosos são sempre hiperativos e sempre tentam chamar a atenção do dono sem relaxar. Mas esse é um comportamento muito comum entre cães ansiosos.
Você precisará conhecer muito bem o seu cão para poder avaliá-lo detalhadamente. Ou seja, preste muita atenção ao seu comportamento e preste mais atenção às mudanças repentinas no comportamento.
Sinais mais comuns de ansiedade em cães
Embora nenhum cão seja igual e seu comportamento possa variar, para reconhecer sinais de ansiedade em cães, você pode tentar traçar um perfil e observar certos comportamentos que são comuns a eles. Como exemplo abaixo:
1. Cães ansiosos têm uma postura submissa
Como regra, os cães ansiosos têm músculos que estão constantemente tensos, especialmente quando estão em perigo. Além disso, eles podem permanecer imóveis diante do perigo ou tentar se afastar da ameaça. Outros cães também tendem a se agachar no chão e manter a cabeça baixa. Alguns até rolam de bruços no chão e urinam em total submissão.
Outros sinais corporais de ansiedade ou submissão podem se manifestar como esticar ou sacudir o corpo, colocar o rabo entre as pernas e levantar a perna como se pedisse algo.
2. Cães ansiosos estão sempre observando
Os cães ansiosos costumam exibir um comportamento agressivo. Normalmente, quando se sentem encurralados ou precisando de proteção, eles tendem a se concentrar no alvo, deixando o branco dos olhos claramente visível. Nesses casos, não olhe para ele e se afaste lentamente. Nunca dê as costas a ele, caso contrário, ele pode atacá-lo.
Outros cães podem agir de forma diferente simplesmente mostrando sinais de submissão. Ou seja, não fixam o olhar no objeto e procuram se distanciar o máximo possível. Além disso, alguns cães começam a piscar constantemente e até mesmo cobri-los completamente.
3. Cães ansiosos tapam os ouvidos
Cães ansiosos tendem a tapar as orelhas em sinal de submissão, medo ou ansiedade. Assim que encontrar essa situação, tente levar o cachorro para outro local ou para a pessoa que o estiver incomodando no momento.
Quando o cão inclina a orelha para trás, é um sinal de insegurança, que muitas vezes pode se transformar em um comportamento agressivo. Especialmente se sua cauda também estiver abaixada (entre as pernas) – uma combinação negativa.
4. Os cães ansiosos não têm apetite
A ansiedade do cão afeta os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas do corpo do animal. Assim, a ansiedade pode até levar à perda de apetite do cão. Assim como pessoas com altos níveis de ansiedade ou depressão perdem o apetite ou comem demais.
5. Os cães ansiosos parecem entediados
Cães entediados exibem muitos tipos de comportamentos inadequados. Como por exemplo, arranhar o chão ou os móveis, roer ou mastigar objetos que não deveriam (e sabem que não deveriam!), Destruir o jardim, cavar demais. Todas essas são manifestações de ansiedade associadas ao tédio.

Nestes casos, é necessário estar atento ao comportamento do animal.
6. Cães inquietos estão distraídos
O cão pode tentar se distrair ou ficar desatento para tentar ignorar as situações que o estão causando ansiedade. Por exemplo, afastar-se fingindo sentir o cheiro de algo, para não ficar cara a cara com outro cão. Este é um comportamento típico para suprimir a energia agressiva do outro cão.
7. Cães ansiosos têm medo de barulho
Cães ansiosos também costumam ter medo de sons altos, como chuva e trovões. Quando uma tempestade se aproxima, eles começam a apresentar sintomas de tremores, ritmo e respiração ofegante, o que é um sinal de pânico total. Outro ruído muito comum associado à ansiedade é o som de fogos de artifício.
8. Medo de ficar sozinhos
Um tipo até que comum de ansiedade em cães é a síndrome de separação (mais sobre isso abaixo), um medo excessivo de ficar sozinho. Os cães com ansiedade de separação tendem a latir, uivar ou reclamar constantemente. Eles também podem começar a se ajudar em casa, destruindo móveis, etc.
Confira um veterinário próximo a você!
Continue lendo nosso site!
Deixe uma resposta