Arquivos

8 tendências de cores para pintar sua casa

Cores para pintar a sua casa

Fatores como os móveis, sejam eles comuns ou móveis planejados, e sem dúvida as cores, influenciam muito em um lugar.

As cores ajudam a criar um ambiente, e em durante a pandemia e isolamento social, nunca foi tão importante ter um lar aconchegante, relaxante ou estimulante.

Se você quer saber como criar esse ambiente em seu cantinho usando as cores e os móveis certos, que certamente irão agregar na construção do seu santuário, continue lendo.

Tendências para 2021

O ano de 2021 começou em meio a um momento difícil em que todo mundo ainda precisa ficar dentro de casa o máximo possível. Assim, criar uma atmosfera de tranquilidade ou estimulante em seu lar tem sido uma necessidade para as pessoas. Para este ano temos 8 tendências para deixar seu cantinho mais moderno.

  1.  A principal tendência para esse ano é o rosa, em um tom que se aproxime mais do lilás, que lembre a beleza do pôr do sol em um dia de verão;
  2. Palhetas de cinza;
  3. Marrons amadeirados e tons terrosos;
  4. Amarelos inspirados em tons como o de palha;
  5. Brancos;
  6. Tons vibrantes (vermelho, verde, laranja e violeta);
  7. Tons pastéis;
  8. O azul, você pode usar para complementar o ambiente, incorpore tons de azul nos móveis, uma boa saída para escolher o tom mais agradável em móveis é optar pelos móveis sob medida.

O que cada cor pode despertar em seu interior

Como já foi dito, as cores possuem propriedades que afetam nosso humor, nossos sentimentos e nossas necessidades.

A seguir você saberá qual cor você pode escolher para te trazer a sensação que deseja tem em seu lar todos os dias.

  • Vermelho

Está muito ligado à vitalidade, tem poderes antidepressivos e sempre está associado ao amor, paixão, desejo e energia. Se você deseja afastar a sensação de solidão ou indisposição, essa é a cor que você gostará de ter presente em sua casa ou em seu apartamento.

  • Verde e azul

O verde traz propriedades mais calmantes, dando uma sensação tranquilizante, de equilíbrio e sedante a você. O azul também transmite essa sensação, além de estar associada à mente, sendo interessante na busca por clareza de pensamentos e concentração.

  • Amarelo

O amarelo é uma cor que pode nos trazer autoconfiança e levantar nosso ânimo, é poderosa para com nossos sentimentos, mas deve ser usada cautelosamente, já que o tom ou o excesso do uso dessa cor pode despertar ansiedade e medo em nós.

  • Violeta

O violeta, cor da espiritualidade, estimula a introspecção, a meditação e o autoconhecimento, no entanto, seu mau uso pode trazer um aspecto de deselegância para sua casa.

  • Laranja

O laranja tem o poder de trazer à casa um ar de informalidade, diversão e sensualidade, tem forte influência sobre aspectos físicos, podendo nos animar e nos fazendo sentir confortáveis. Assim como o rosa, porém com menor poder de influência.

  • Cores neutras

Cores como o cinza e o preto, que não causam muitos efeitos em nós, mas nos traz uma sensação de monotonia e até negatividade, respectivamente, não são muito indicadas para serem as principais componentes do seu espaço.

Diferente do preto e cinza, o branco carrega um ar de pureza, esterilidade e limpeza, é uma cor que dá destaque às outras, sendo uma ótima cor para compor seu espaço.

  • Marrom

Por último, temos o marrom, que é fortemente associado à natureza, traz a casa uma sensação de sobriedade, mas pode ser antiquado se em excesso.

Sensações como as ditas acima têm um papel importante durante o momento que vivemos.

Fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher as cores da sua casa

Além de seguir tendências há outros quesitos importantes para se escolher a cor certa, afinal as cores têm o poder de conversar com nossas emoções, necessidades e sensações.

Assim, é importante saber quais são suas cores favoritas e quais sensações elas causam em você.

Durante a pandemia a escolha das cores foram muito focadas em alguns tons como os tons pastéis, que criam um santuário particular, os tons terrosos, que trazem um pouquinho das cores que vemos em meio a natureza para dentro do nosso lar e tons vibrantes, que podem nos alegrar e nos dar uma sensação de prazer.

Então não se esqueça que as cores têm muito poder sobre um ambiente, e para ficar a maior parte do tempo dentro de casa é preciso criar uma atmosfera agradável.

Se você quer dar um tapa no visual do seu cantinho, trazer emoções e se sentir mais confortável em seu próprio lar, você vai precisar ficar atento a tudo que foi dito, tente usar suas cores favoritas, e faça como achar melhor.

Você deve lembrar que não se trata apenas de paredes ou móveis, mas sim do espaço em que você vive, e passa maior parte do seu tempo, principalmente para aqueles que trabalham em home office, então comece a dar vida ao seu pequeno santuário com melhor uso das cores.

LEIA TAMBÉM: 7 maneiras de otimizar seu tempo e se manter produtivo no home-office.